Submissão de artigos



Regulamento para submissão de artigos na área de culturas afro-brasileiras(temas em aberto)

TERREIRO DE CANDOMBLÉ DE NAÇÃO ANGOLA NZO NGANA NZAZI
II CONGRESSO DE TRADIÇÕES DE MATRIZES AFRICANAS NO CARIRI


Edital 001/2016


Dispõe sobre normas para inscrição de trabalhos científicos no II Congresso de Tradições de Matrizes Africanas do Terreiro de Candomblé de Nação Angola NZO NGANA NZAZI.


CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art.1º A Comissão Científica do II Congresso de Tradições de Matrizes Africanas no Cariri, do Terreiro de Candomblé de Nação Angola NZO NGANA NZAZI comunica aos interessados em apresentar trabalhos científicos, que estarão abertas entre os dias 18/01 a 13/02 de 2016 as inscrições para submissão de trabalhos científicos.

Art. 2º Os trabalhos poderão ser inscritos na seguinte modalidade: Apresentação Oral, sendo o prazo para submissão de resumos expandidos de 18 de Janeiro de 2016 à 13 de Fevereiro de 2016.

Parágrafo único Os trabalhos científicos submetidos ao do II Congresso de Tradições de Matrizes Africanas no Cariri, serão avaliados pela Comissão Científica do evento, com base nos critérios estabelecidos no capítulo III deste edital.

Art. 3º É condição primordial para envio de trabalho, que pelo menos dois autores estejam inscritos no evento, exceto o orientador.

§ 1º Cada trabalho deverá contar como número máximo de 05 (cinco) autores, incluindo o orientador;

§ Serão aceitos até 2 (dois) trabalhos por candidato na qualidade de relator e ilimitado o número de trabalhos como coautor.

Art. 4º O relator dos trabalhos não poderá ser monitor no II Congresso de Tradições de Matrizes Africanas no Cariri.


CAPÍTULO II – DAS INSCRIÇÕES

Art. 5º Após a inscrição do trabalho científico no II Congresso de Tradições de Matrizes Africanas no Cariri, em um prazo máximo de 3 (três) dias úteis, será enviado para o e-mail do orientador e do relator a confirmação de recebimento do trabalho científico, o qual servirá como comprovante de inscrição do trabalho.

Art. 6º Somente serão aceitas inscrições que atendam aos padrões adotados pela Comissão Científica: preenchimento e envio correto das fichas e dos Resumos Expandidos que atendem aos formatos descritos no Capítulo III e IV.

CAPÍTULO III - NORMATIZAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS (RESUMO EXPANDIDO).

Art. 7º ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO

§1º O texto dos originais deve ser organizado em Título, Autores, Introdução/ Desenvolvimento, Metodologia, Resultados, Conclusão e Referências;

§2º O resumo expandido deverá ocupar, no mínimo, quatro e, no máximo, cinco laudas, incluindo texto, incluindo bibliografia, figuras e anexos;

§3º O trabalho deverá ser enviado em formato DOC;

§4º O texto deverá ser formatado para o tamanho de página A4, com margens superior e esquerda de 3 cm, inferior e direita de 2,5 cm. O texto deverá ser confeccionado em modo justificado, espaçamento entre linhas simples e empregada fonte Times New Roman, tamanho 12, exceto no título, com espaçamento de 1,5 entre linhas;

§5º O texto deverá iniciar com o Título do trabalho em letras maiúsculas, utilizando fonte Times New Roman, corpo 12, em negrito, centralizado;

§6º Após dois espaços (duas linhas) do Título, devem aparecer os Nomes Completos dos Autores, separados por ponto e vírgula, em fonte Times New Roman, corpo 12, centralizados e grafados somente com as primeiras letras maiúsculas.

§7º Em nota de rodapé devem aparecer: Nome completo do(s) autor(es), sendo um por linha, com alinhamento pela margem direita, seguido Titulação, Filiação Institucional (SIGLA da Instituição/Estado ou País), Cidade, Estado, E-mail também em fonte Times New Roman, tamanho 10 com espaço simples.

§8° A paginação deve aparecer em nota de rodapé com alinhamento à direita.

§9° As citações de artigos (referências) no texto devem seguir as normas vigentes da ABNT NBR 10520/2002.

§10° A nomenclatura científica deve se citada segundo os critérios estabelecidos nos códigos internacionais em cada área. Unidades e medidas devem seguir o Sistema Internacional.

§11° O Resumo deve ser apresentado com parágrafo único, justificado, contendo entre 200 e 300 palavras, em que se contemple a problemática do texto, bem como informações sobre a justificativa, objetivos, metodologia, resultados e conclusões do trabalho. Deverão ser iniciados imediatamente abaixo da palavra Resumo.
Logo após o Resumo, seguindo-se à expressão “Palavras-chave:” e, na mesma linha que esta, deverão ser incluídas, no mínimo, três e, no máximo, cinco, expressões em português relacionadas ao tema do trabalho, separadas por “ponto e vírgula”;

§12° Para a seção Introdução recomendamos, no máximo, 1.000 (um mil) palavras, justificando o problema estudado de forma clara e utilizando, se possível, revisão de literatura. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho realizado;
§13° Para a seção Metodologia recomendamos que seja concisa clara não devendo exceder 1.000 (um mil) palavras;
§ 14º A seção Resultados e Discussão deve conter os dados obtidos, até o momento, podendo ser apresentados, também, na forma de Tabelas e/ou Figuras. A discussão dos resultados deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada na construção teórica;
§15° Tabelas e Figuras devem ser confeccionadas de forma a apresentar qualidade necessária à boa reprodução. Para figuras recomendamos resolução de 300 dpi e tamanho 10x10cm. Devem ser inseridas no texto do resumo expandido e numeradas com algarismos arábicos. Nas Tabelas (sem negrito), o título deve ficar acima e nas Figuras (sem negrito), o título deve ficar abaixo. Ao final do título de Tabela não há pontuação. Já no caso de títulos de Figuras, deve ter ponto final. É recomendável evitar a apresentação dos mesmos dados na forma de Figuras e Tabelas;
§ 16º A seção Conclusões deve ser elaborada com o verbo no presente do indicativo, em frases curtas, sem comentários adicionais (Resultados e Discussão), e com base nos objetivos e resultados do Resumo Expandido, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações do trabalho. Recomendamos não exceder 200 (duzentas) palavras;
§17º Na seção Referências devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto, em ordem alfabética do sobrenome, pelo primeiro autor. Dois ou mais autores, separar por ponto e vírgula. Os títulos dos periódicos não devem ser abreviados. A ordem dos itens em cada referência deve obedecer às normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
§18º No ato da inscrição, o resumo expandido deverá ser enviado por e-mail, em formato PDF E DOC para o e-mail: candomblecariri@gmail.com, com o título de: “SUBMISSÃO DE ARTIGO”.
Também poderá eventualmente ser entregue em CD, apenas no caso de inscrições presenciais em Instituições de Ensino Superior (devidamente identificado com o titulo do trabalho cientifico e o nº da inscrição no evento), sendo este gravado em formato PDF e DOC (Word).

Parágrafo único: Não serão aceitos resumos que não obedeçam aos critérios acima estabelecidos.

Art. 11º Apresentação Oral. Os relatores dos trabalhos deverão comparecer no dia 20/02/2016, das 18h às 21h, em local marcado pela comissão cientifica, para que possam ser avaliados pela banca examinadora. Cada relator terá o tempo de 10 (dez) minutos para apresentação, e no fim serão disponibilizados 10 (dez) minutos para responder às dúvidas e questionamentos dos presentes.

§ 1º A apresentação oral deverá ser estruturada nas seguintes seções:
I) Slide Título/Autores
II) Introdução
III) Metodologia
IV) Resultados
V) Discussão
VI) Conclusão
VII) As referências principais.

§ 2º A apresentação do trabalho oral, deverá ser feita em equipamento de data show utilizando-se software Power Point do MS-Office® ou equivalente (checar compatibilidade com equipamento disponível no evento).

Art. 12º. O atraso do relator em apresentação oral ou em pôster poderá causar desclassificação imediata do trabalho.

Art.13° A Comissão Científica orienta que os relatores cheguem com uma média de 20 (vinte) minutos de antecedência ao local da apresentação, para ajustes e organizações necessárias.


CAPÍTULO VI - CONSIDERAÇÕES FINAIS


Art. 15º A relação dos trabalhos aprovados serão divulgados no blog do evento, no seguinte endereço eletrônico: candomblecariri4.blogspot.com.br, juntamente com o horário e os locais de apresentação a partir do dia 15/02/2016.
Art. 17º Todos os trabalhos científicos inscritos e aprovados no II Congresso de Tradições de Matrizes Africanas, serão publicados nos anais do referido evento.
Art. 18º Os casos omissos, serão avaliados pela Comissão Cientifica do evento.

Comissão Científica


  Dúvidas enviar para o email: candomblecariri@gmail.com com título"Dúvidas-ARTIGO II CTM AFRICAR".


Qualquer dúvida em relação à submissão de artigos mande para o e-mail acima e com o título "SUBMISSÃO-DÚVIDA".

Um comentário:

  1. Apresentaçoes de trabalhos agora na Urca campus Pimenta,Crato-CE.Favor os relatores dirijam-se ate la ate as 19:00.é no núcleo de pedagogia na sala IX Semestre

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